www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

INSTITUTO AXIOMA PODE TER MANIPULADO DADOS DE PESQUISA

Posted by marcocsouza em agosto 24, 2006

Postamos agora matéria veiculada no site www.paraiba.com.br a respeito da pesquisa para intensão de votos na sucessão estadual em que aponta Maranhão com vantagem em relação Cássio. A Instituto pode ter manipulado o resultado. Confira:
Vídeo mostra irregularidades em instituto contratado pela CUT
Um vídeo gravado na manhã desta quinta-feira, 24, em que uma câmara escondida mostra uma série de irregularidades no Instituto de Pesquisa Axioma, provocou diversos protestos e reclamações de partidos políticos que integram a base de apoio à candidatura do Governador Cássio Cunha Lima à reeleição. O instituto foi contratado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) para realizar uma pesquisa de intenção de votos para as disputas ao Governo do Estado e ao Senado Federal, e a suposta liderança dos candidatos peemedebistas não foi bem recebida pela Coligação Por Amor à Paraíba.
Segundo o Axioma, a atual situação na corrida ao Governo Estadual tem José Maranhão com 46,3%, enquanto que Cássio Cunha Lima teria 40,3%. Já a disputa ao Senado Federal estaria com um empate técnico, com Cícero Lucena somando 29,7% e Ney Suassuna com 28,4%. Os tucanos, por sua vez, acreditam que Cássio já ultrapassou seu adversário peemedebista, assim como a diferença entre Cícero e Ney é ainda maior do que a divulgada.
No vídeo, fica comprovado que a sede do Instituto Axioma é na verdade o apartamento de seu dono, Fábio Moreira de Queiroga, que recebe a equipe de chinelos e bermuda. Ele diz que ainda não finalizou a contagem dos votos e pergunta em tom de brincadeira qual o candidato que o pessoal quer que apareça na frente nas pesquisas.
A Coligação Por Amor à Paraíba apontou também inúmeras ligações entre o instituto e políticos ligados ao grupo de oposição ao Governo do Estado. Fábio Moreira de Queiroga seria parente de Deusdete Queiroga, auxiliar de Ricardo Coutinho na Prefeitura de João Pessoa e teria ligações com o Prefeito de Sousa Salomão Gadelha.
Pelo lado da CUT as versões são desencontradas. O Paraíba.com.br falou com o vice-presidente licenciado da entidade, Arimateia França, pois o e-mail recebido às 19h13 de ontem, com o resultado da pesquisa, tem ele como remetente. Apesar disto, ele disse que não poderia dar maiores informações sobre o assunto, pois estava em campanha pelo interior. “Soube da pesquisa pelos jornais. Não tenho como dar minha opinião”, declarou.
Ele sugeriu à redação que entrasse em contato com o assessor de comunicação da entidade, João de Deus, ou com o atual presidente, Luís Silva. O primeiro deu uma versão parecida com a de Artimateia, garantindo que só soube da pesquisa no dia em que ela foi divulgada. “Recebi do presidente a pesquisa e analisei os documentos. Ela me pareceu científica e fundamentada, representando o real e o verdadeiro”, disse. Para ele, “não interessava pesquisas erradas ou manipuladas. De nada adiantariam informações erradas, pois não se tem como enganar as urnas”, completou. Ele também aconselhou a redação contactar o presidente da CUT, “que poderá melhor do que ninguém explicar tudo sobre a pesquisa”.
Já Luís Silva, único que parecia saber da pesquisa desde que ela foi encomendada ao Instituto Axioma, permaneceu incomunicável durante todo o dia. Na sede da CUT, a informação é que ele está em Monteiro, sua cidade natal.
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: