www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

ENTREVISTA COM O PROFESSOR TOINHO – SAÍDA DO PT, RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DO PT E EMBATE COM CÁSSIO

Posted by marcocsouza em maio 26, 2006

BLOGDOMARCO – Você foi visto como um grande nome do PT na época e depois acabou se filiando no PSDB o partido que mais faz oposição ao PT. Houve decepção com administração do ex-prefeito Elenildo Queiroz? Havia muitas discordâncias entre os dois? Qual foi o real motivo desse posicionamento?ANTONIO FRAGÔSO – Você foi um dos membros do Partido que se desfiliaram naquele momento e nós o fizemos porque exigíamos do executivo uma postura que não contrariasse os princípios básicos do partido. Saímos do partido porque não aceitávamos ver desobedecidas as normas do Partido e os dirigentes nada fazerem para se rebelar com a desobediência. A nossa postura representou um protesto contra a maioria do partido que nada fazia em relação aos fatos que reprovávamos, mas nem por isso deixamos de apoiar o governo. Com relação ao meu ingresso no PSDB, o mesmo só aconteceu porque, até então, esse partido era historicamente de oposição e aliado do PT em todas as eleições. Votava em Lula e combatia, com todas as forças, a política desenvolvida pelo PFL local. Sobre as divergências com o ex-prefeito Elenildo foram pelo fato de eu não ter sido um vereador subserviente, e de existirem bajuladores que procuravam jogar o ex-prefeito contra mim, isso gerou um certo desconforto durante a sua gestão. É claro que existiram posições contrárias de minha parte em relação a determinadas posturas adotadas pelo governo que na época não foram entendidas de forma correta.

BLOGDOMARCO – Ao se filiar no PSDB, na primeira visita do Governador Cássio Cunha Lima a Teixeira, você fez um discurso duro para o Governador. Você quis fazer oposição ao Governador, dentro do partido dele? Explique melhor como se deu este fato.

ANTONIO FRAGÔSO – Como eu já lhe falei, o PSDB de Teixeira sempre teve uma postura peculiar, ou seja, de oposição, ao grupo do Deputado Valdecir Amorim. O atual secretário de obras, Djalminha, se notabilizou pela oposição ferrenha ao parlamentar. Nas eleições de 2002 eu havia votado em Maranhão, pois ainda não havia saído do PT, e Maranhão tinha sido um dos primeiros a pedir o voto para o PT, ao contrario de Cássio que recomendara o voto em José Serra. Com relação ao episodio envolvendo o Governador Cássio Cunha Lima, os acontecimentos se deram da seguinte forma: Durante a campanha eleitoral o candidato Cássio, em comício histórico realizado na Praça Cassiano Rodrigues reprovou com veemência a postura política do Deputado Valdecir Amorim que “só sabia viver debaixo, das saias do governo, mas que no seu governo este deputado que sempre foi situação irá aprender a ser oposição” (transcrição literal do que disse o governador). O governador afirmou ainda que iria governar com aqueles que lhe deram apoio no município de Teixeira. Como todos sabemos, ele venceu as eleições. Aqui em Teixeira apoiado pelo grupo opositor do Deputado Valdecir Amorim, perdeu por menos de 50 votos. Na primeira visita a Teixeira, como governador, Cássio, da forma mais incoerente possível, encheu de loas o deputado e sua esposa, tratando-os como os seus maiores aliados. Foi uma decepção, com a qual os seus aliados não imaginavam nem de longe presenciar. Diante do desapontamento de todos os que lhe sufragaram o nome e lhe prestaram solidariedade durante a campanha . Diante de tamanha deslealdade, não me contive e critiquei a sua falta de respeito em relação àquele povo com o qual ele tinha assumido o compromisso em campanha. Eu não poderia jamais ter ficado calado. Se tivesse a intenção de me beneficiar, de obter vantagens pessoais, teria feito como muitos fizeram, teria lhe bajulado. Mas não me arrependo. Tenho a minha consciência tranqüila.

BLOGDOMARCO – Apesar de ainda estar filiado no PSDB percebe-se que seu coração é petista. Como você avalia todos estes escândalos envolvendo o PT depois de ter chegado ao poder?
ANTONIO FRAGÔSO – Lamento muito o que ocorreu com muitos integrantes do Partido dos Trabalhadores, um partido de uma historia tão bonita e que sempre pautou a sua participação na política em defesa da probidade, da honestidade e do respeito ao dinheiro público. Infelizmente muitos de seus membros erraram e por isso têm que ser punidos. O partido deve continuar existindo porque na sua maioria é formado por pessoas íntegras. Outra coisa, nós temos médicos corruptos, padres corruptos, pastores corruptos o que não quer dizer que a classe médica seja corrupta, que a Igreja Católica seja corrupta, que os protestantes sejam corruptos. As instituições não podem ser assim classificadas por causa de erros cometidos por alguns de seus membros. Fico dando risadas quando vejo os partidos da direita conservadora e reacionária acusando o PT de corrupção, como se não fossem eles que protagonizaram os maiores escândalos da historia de nossa república.

BLOGDOMARCO – Após a última eleição para prefeito o PT de Teixeira teve muitas perdas significativas a exemplo de Zé Dias, Zé Rego, Áuria (1.ª vereadora do PT em Teixeira), o ex-prefeito Elenildo Queiroz, além de você, que presidiu a Câmara de Vereadores. O que de fato aconteceu? Perderam a ideologia?
ANTONIO FRAGÔSO – Eu havia saído desde 2003 pelos motivos que já expus anteriormente. Não posso falar pelos outros, mas penso que o que motivou a saída das pessoas citadas foi a série de escândalos envolvendo o partido. Muita gente se decepcionou e saiu. Em relação ao Prefeito Elenildo creio que foi a única forma que encontrou de reunir forças para combater os seus adversários locais.

Daqui a pouco tem mais postagens da entrevista com o Professor Toinho.

Uma resposta to “ENTREVISTA COM O PROFESSOR TOINHO – SAÍDA DO PT, RELAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DO PT E EMBATE COM CÁSSIO”

  1. José Anselmo said

    Parabéns Marco Aurélio pela a excelente entrevista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: