www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

O gato comeu a desculpa do PSDB

Posted by marcocsouza em janeiro 17, 2007

Antes que o dia acabe e eu esqueça: ao anunciar na semana passada o apoio do PSDB à candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Câmara, Juthay Magalhães Jr., o líder, disse que seu partido faria questão de respeitar o princípio da proporcionalidade.
Não se tratava, pois, de mero apoio ao candidato do PT e, sim, ao direito que tem o PT de indicar o futuro presidente da Câmara. O tal princípio invocado por Juthay manda que se divida os cargos de direção da Câmara levando-se em conta o tamanho das bancadas dos partidos.
O PMDB é dono da maior bancada. O PT, da segunda maior. Mas como o PMDB preferiu ficar com a 4a. secretaria da Câmara e apoiar o candidato do PT a presidente, nada restaria mais a fazer do que acatar a decisão do PMDB.
Hoje, Juthay proclamou o apoio unânime do PSDB à candidatura de Gustavo Fruet (PSDB-PR) a presidente da Câmara lançada por um grupo de deputados insatisfeitos com as candidaturas de Chinaglia e de Aldo Rebelo (PC do B-SP).
– Há um fato novo e por isso iremos rever nossa posição anterior – justificou Juthay.
Ora, e o princípio da proporcionalidade? Valia até a semana passa e agora não vale mais? Foi pelo ralo? O gato comeu? Afinal, o PMDB continua sendo dono da maior bancada e continua apoiando Chinaglia para presidente. Nada mudou.
O recuo do PSDB tem a ver com a má repercussão do seu gesto de fechar com Chinaglia, apenas isso. Fruet não terá votos para vencer – talvez só para provocar um segundo turno entre Chinaglia e Aldo. E aí a maioria do PSDB poderá votar em Chinaglia como pretendia há menos de uma semana.
Partidinho mais sem vergonha, esse PSDB. De resto, não vejo um que tenha vergonha.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: