www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

SEGUNDO MÊS SEM MERENDA ESCOLAR

Posted by marcocsouza em março 27, 2007

A falta de merenda nas escolas da Rede Municiapl de Ensino em Teixeira já está provocando reclamações de alunos e professores. Já são dois meses sem que nenhum prato de merenda tenha sido distribribuído com a classe discente. Em nenhum momento foram dadas satisfações à comunidade escolar explicando quais os motivos da falta de merenda.
Alguns arriscaram em dizer que os recursos ainda não foram repassados, mas basta entrar no site do
FNDE para observar que no dia 1.º de março foi repassada uma parcela no valor de quase 15 mil reais. Ou seja, não há justificativa para que falte merenda nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A pior situação é a da Creche Santa Rita de Cássia, onde os alunos precisam fazer refeições.
Na gestão anterior, a adminstração completava os recursos da merenda para que não faltasse e o Conselho fazia o acompanhamento das compra e fiscalizava a distribuição da merenda.
Outro fator negativo é a qualidade da merenda que, quando tem, caiu consideralvemente. Na administração passada houve uma melhora considerável no cardápio. Quem trabalha aqui e em municípios vizinho pode comparar. Teixeira tem deixado muito a desejar, na atual administração, no quesito de alimentação.
Se fosse só nisso?

6 Respostas to “SEGUNDO MÊS SEM MERENDA ESCOLAR”

  1. Anonymous said

    O DIA EM QUE JULIO DA ONÇA LEVOU 10 PEIXEIRADAS

    NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1930 OS SERVIÇOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÕES ERAM MUITO DIFICEIS NO NOSSO SERTÃO .
    OS CAMINHÕES NÃO TINHAM VIDROS NAS PORTAS PORQUE NÃO TINHAM PORTAS, QUANDO CHOVIA ERA UM DEUS NOS ACUDA , TODO MUNDO MÊSMO NA BOLEIA SE MOLHAVA E CONTRA A POEIRA NÃO HAVIA REMÉDIO , QUEM VIAJAVA NA “JANELA” FICAVA COM OS PÉS SUSPENSOS SÔBRE O ESTRIBO QUE HAVIA PARA SUBIR NO VEÍCULO.

    A BOLÉIA ERA DE MADEIRA, DO LADO DIREITO DO MOTORISTA IAM 3 PASSAGEIROS E DO LADO ESQUERDO MAIS UM, SÓ QUE OS PASSAGEIROS QUE IAM NAS EXTREMIDADES DO BANCO LEVAVAM O VENTO NO RÔSTO , POIS PARABRISA SÓ TINHA NA FRENTE DO MOTORISTA E DOS DOIS PRIMEIROS PASSAGEIROS QUE ESTAVAM DO LADO DIREITO .

    NÃO EXISTIAM POSTOS DE COMBUSTIVEIS , TINHAM DEPÓSITOS ONDE OS COMBUSTIVEIS ERAM ESTOCADOS EM LATAS , DEPOIS VIERAM AS BOMBAS DE ACIONAMENTO MANUAL. EM TEIXEIRA TINHA UM DEPÓSITO QUASE EM FRENTE DA IGREJA MATRIZ

    FOI NUM DAQUELES CAMINHÕES QUE PARA DESESPÊRO DE MINHA MÃE, QUE COM 15 DIAS DE NASCIDO EU FIZ MINHA PRIMEIRA VIAGEM DE CAMPINA GRANDE ATÉ TEIXEIRA. FOI BOM PORQUE NUNCA EU ESTRANHEI POEIRA OU CHUVA.

    O CORREIO ERA PRECÁRIO, APENAS O TELÉGRAFO ERA RÁPIDO : LEVAVA SOMENTE 5 DIAS DE RECIFE PARA TEIXEIRA , NÃO SEI PORQUE .

    TELEFONE SÓ SE VIA NOS FILMES.

    ERA MUITO COMUM USAR-SE PORTADORES PARA LEVAR RECADOS, ENCOMENDAS E CARTAS, ASSIM QUEM PODIA E TINHA PRESSA MANDAVA PELOS MÊSMOS .

    OS PORTADORES VIAJAVAM A PÉ , A CAVALO E POR VEZES PEGAVAM BIGÚ EM ALGUM CAMINHÃO.

    COMO ESTE SERVIÇO NA VERDADE NÃO ERA TRABALHO , DODÔ E JULIO DA ONÇA DESEMPENHAVAM O MÊSMO COM TODA PERFEIÇÃO E BÔA VONTADE , ASSIM VIAJAVAM , RECEBIAM O DINHEIRO DA BOIA , GANHAVAM UNS TROCADOS E NÃO PRECISAVAM PEGAR EM CABO DE ENXADA .

    ANDAR A PÉ OU A CAVALO NAS ESTRADAS , DE DIA OU DE NOITE NÃO ERA PROBLEMA POIS SE DODÔ ERA MAIS FROUXO DO QUE CHICÓ (O HOMEM MAIS FROUXO DE TAPEROÁ – AUTO DA COMPADECIDA-ARIANO SUASSUNA) MAS NÃO ERA MOFINO NÃO , JULIO DA ONÇA ERA VALENTE COMO UMA ONÇA PINTADA COM CRIA, DAÍ O SEU APELIDO , POIS UMA VÊZ…… (DEPOIS EU CONTO ESTA).

    SÊO ZÉ DA PIMENTEIRA ADOECEU E MORREU . ANTES DE MORRER PEDIU PARA LEVAREM A CAMA DÊLE PARA O JARDIM DA CASA POIS QUERIA MORRER VENDO O CÉU MAIS BONITO DO MUNDO , O DE TEIXEIRA , E ASSIM ACONTECEU.

    NAQUELE TEMPO NÃO TINHA CAIXÕES DE DEFUNTO DE PRIMEIRA QUALIDADE DISPONIVEIS EM TEIXEIRA E A DUPLA DODÔ E JULIO DA ONÇA FOI DESPACHADA PARA PATOS PARA PEGAR UM CAIXÃO QUE JÁ ESTAVA ESCOLHIDO , ERA BEM CONFORTAVEL , DAQUELES FORRADOS DE SÊDA POR DENTRO COM JANELINHA DE VIDRO PARA OS AMIGOS VÊREM A CARA DO FINADO MÊSMO COM O CAIXÃO FECHADO. EU ACHO QUE O FINADO NÃO VÊ MAIS NADA.

    VIAJARAM A NOITE TÔDA E AS SEIS HORAS DA MANHÃ OS DOIS SAIRAM DE PATOS COM O CAIXÃO NA CABEÇA E FICARAM NA BEIRA DA RODAGEM ESPERANDO CAMINHÃO, ERA SÁBADO, DIA DE FEIRA EM TEIXEIRA E TRANSPORTE IA SER DIFÍCIL.

    O PRIMEIRO CAMINHÃO QUE PASSOU FOI DE O DE ZÉ DA CRUZ, LÁ DE PATOS, DEPOIS DE VER QUE O CAIXÃO ESTAVA VAZIO MANDOU BOTAR EM CIMA DO FORD 1935 E LÁ SE FORAM NA CARROCERIA , OS DOIS AMIGOS E A ENCOMENDA – OS DOIS FELIZES PORQUE ALÉM DO PAGAMENTO , PODERIAM BEBER A VONTADE NO VELÓRIO, SEM PAGAR NADA.

    A ESTRADA ESTAVA ÓTIMA, POUCO CATABI.

    NAQUELE TEMPO O CAMINHÃO ERA COMO ÔNIBUS , O PESSOAL IA DANDO COM A MÃO , O CAMINHÃO PARAVA , PEGAVA UM PASSAGEIRO E MAIS OUTRO ATÉ QUE LOTAVA, DIA DE FEIRA ERA AQUELA CONFUSÃO , OS PASSAGEIROS COM SEUS “MANGAIS” , AQUELES MANGAIS QUE MATUTO LEVA PARA VENDER NA FEIRA :URUPEMA, FUEIRO, CHOCALHO, CANGALHA, CABRÊSTO; BODE, GALINHA , PÔRCO ; SACOS DE FARINHA , FEIJÃO, MILHO ; ARROZ NÃO TINHA NÃO PORQUE VEM DE S.PAULO ; GERIMUN, MACAXEIRA , CORDA DE AGAVE E TUDO MAIS.

    ALI MÊSMO COMEÇAVAM OS “NEGOÇOS” , UMA BALIEIRA POR DOIS LITROS DE FARINHA ; UMA CANGALHA POR 3 …………….

    A DUPLA COM O CAIXÃO ERA OS PRIMEIROS PASSAGEIROS DAQUELE DIA.

    COMEÇOU A CHUVISCAR E JULIO DA ONÇA RESOLVEU ENTRAR NO CAIXÃO PARA NÃO SE MOLHAR , E LÁ ÊLE PEGOU NO SONO , APARECE O PRIMEIRO PASSAGEIRO , DÁ COM MÃO , SOBE E LÁ ENCONTRA O CAIXÃO E DODÔ ; OLHA PARA DODÔ QUE ESTAVA COM CARA DE TRISTEZA-A TRISTEZA ERA DE FOME- E PERGUNTA SOLENEMENTE : QUEM É? MORREU DE QUE? ; DODÔ RESPONDE : É JULIO DA ONÇA E FOI 10 PEXEIRADAS. O PASSAGEIRO OLHA PELA JANELINHA DO CAIXÃO E VÊ JULIO DA ONÇA , DE OLHOS FECHADOS , TÃO SERENO QUE PARECE QUE ESTÁ SÓ DORMINDO.

    OS OUTROS PASSAGEIROS VÃO SUBINDO , FAZEM AS MESMAS PERGUNTAS E OUVEM AS MÊSMAS RESPOSTAS, OLHAM PELA JANELINHA , DAÍ A POUCO O CAMINHÃO JÁ ESTÁ LOTADO E SUBINDO A SERRA , JÁ PASSOU DE GERIMUM , QUE HOJE É S. JOSÉ DO BONFIM – GERIMUM ERA UM NOME MAIS BONITO E JÁ TEM MUITO BONFIM NA BAHIA. TÔDO MUNDO COMENTANDO O FATO E ELOGIANDO JULIO DA ONÇA : TÃO TRABALHADOR , TÃO PRESTATIVO , TÃO VALENTE – TODOS OS DEFUNTOS MERECEM ELOGIOS.

    DENTRE OS PASSAGEIROS , ESTAVA JOANA GÔRDA , BEATA DA IGREJA DE TEIXEIRA – FILHA DE SÁ SEVERINA QUE ERA MAIS FALSA DO QUE RAPÔSA – QUE CHAMOU TÔDO MUNDO PARA REZAR PELA ALMA DO DEFUNTO .

    JOANA COMEÇOU A PUXAR AS AVE MARIAS E OS PADRE NOSSOS , ZÉ DA CRUZ VAI OUVINDO AQUELA LADAINHA SERRA ACIMA , NEM LIGA , POIS COM A BEATA JOANA NA CARROCERIA NÃO PODIA DAR OUTRA COISA.

    BEM DEVAGARINHO O CAMINHÃO VAI SUBINDO A SERRA E JÁ VÃO PASSANDO NA PEDRA DO TENDÓ QUANDO JULIO DA ONÇA ACORDA , LEVANTA A TAMPA DO CAIXÃO E BOTA A MÃO PARA FORA PARA VER SE A CHUVA PAROU.

    QUEM PRIMEIRO VIU A TAMPA DO CAIXÃO SE ABRINDO SOZINHA E AQUELA MÃO PRETA SAINDO P´RA FORA FOI O CEGO ZÉ CEGUINHO , LÁ DE DESTERRO (PROTEGIDO DOS DANTAS ) QUE VIVE CANTANDO E PEDINDO ESMOLAS NAS FEIRAS DA REGIÃO , DEU O ALARME E PULOU DA CARROCERIA ; FOI UM SEREQÜEQÜÉ DA GÔTA SERENA . QUANDO ZÉ CEGUINHO VIU AQUELA MÃO PRÊTA SAINDO DO CAIXÃO ” PENSEI QUE ERA UM ASSUM PRÊTO AVUANDO DE DENTRO DO CAIXÃO, CRUZ CREDO VIXE MARIA E SE FÔSSE UMA ALMA – DAQUELA CÔR PIOR AINDA” ÊLE FOI QUEM DISSE .

    JOANA GÔRDA SE BENZEU E JOGOU SEUS 120 kg DE BANHA DA CARROCERIA P´RA BAIXO.

    SÓ DODÔ, AS GALINHAS , OS BODES E OS PORCOS NÃO SE ABALARAM, ATÉ ZÉ ALEIJADINHO QUE TAMBÉM PEDIA ESMOLAS , LARGOU AS MULETAS E GANHOU O MUNDO . JULIO DA ONÇA QUANDO VIU TODO MUNDO PULANDO , PULOU TAMBÉM – NÃO SABIA NÃO O QUE ESTAVA ACONTECENDO.

    QUANDO OS OUTROS PULADORES VIRAM O FINADO JULIO DA ONÇA PULAR TAMBÉM,

    ” DEU A MOLESTA DA BIXIGA LIXA” TODO O MUNDO ENTROU NA CAATINGA E NO MEIO DOS AGAVES .

    SÊO ZÉ DA CRUZ PAROU PARA VER PORQUE O CAMINHÃO FICOU “MANÊRO” DE REPENTE E VIU TODO MUNDO ALVOROÇADO E GRITANDO QUASE CORRE TAMBÉM.

    E TEM MAIS! QUER SABER DE UMA COISA? VOU CONTAR TUDO E NÃO ME CHAMEM DE FOFOQUEIRO NÃO , SÓ CONTO PORQUE TÔDO MUNDO FICOU SABENDO.

    FOFOQUEIROS SÃO AQUELES DOIS ALI DE TAPEROÁ UM TAL DE ARIANO E O IRMÃO DÊLE JOÃO SUASSUNA E TAMBÉM AQUELE JESSIER QUIRINO ALÍ DE CAMPINA GRANDE QUE VIVEM INVENTANDO HISTÓRIA COM TÔDO MUNDO.

    ATÉ COMIGO AQUÊLE JOÃO JÁ ANDOU TIRANDO OUSADIA.

    ÊLES ESPEREM , POIS QUANDO EU SOUBER QUALQUER COISINHA DÊLES VOU ESPALHAR PELA SERRA DA BORBOREMA TODINHA.

    POIS BEM , JOANA GÔRDA ERA CASADA COM UM TAL DE ZÉ GAFANHOTO , ESTE APELIDO ERA PORQUE ERA MAGRO DEMAIS.

    JÁ ERAM CASADOS DÊSDE 60 QUILOS ATRAZ DE JOANA E DESDE 40 QUILOS ATRAZ NÃO DORMEM JUNTOS . SE DER UM PAPEL E UM LAPIS A ZÉ E MANDAR ÊLE DESENHAR UMA MULHER PELADA , GARANTO QUE NÃO ACERTA.

    MAS A HISTÓRIA É QUE QUANDO JOANA GÔRDA PULOU DO CAMINHÃO , “CAIU COM AS PERCATA P´RA RIBA, MAS NIGUÉM VIU PERERECA NENHUMA , POIS AS BANHA CUBRIRO TUDO” FOI ASSIM QUE ME CONTARAM.

    JOANA FOI A ÚNICA PESSÔA QUE NÃO ENTROU NA CAATINGA DEPOIS DA QUEDA , DESCEU A SERRA CORRENDO E DEPOIS FICOU MAIS DE UM MÊS SEM APARECER, DIZEM QUE NÃO CONSEGUIU FAZER A CURVA DO APERTADO DA HORA.QUANDO MAIS TARDE O CAMINHÃO CHEGOU EM TEIXEIRA E HISTORIA SE ESPALHOU , SÓ QUEM NÃO MORREU DE RIR FOI O FINADO ZÉ DA PIMENTEIRA PORQUE JÁ TINHA MORRIDO DE VÉSPERA TINHA ACABADO DE MORRER.VOCÊS NÃO ACHEM ESTRANHO NÃO QUE TODOS OS HOMENS SÃO ZÉ , NA PARAÍBA É ASSIM MÊSMO , LÁ TEM MAIS ZÉ DO QUE BIU EM PERNAMBUCO E RIBAMAR NO MARANHÃO.

  2. Anonymous said

    Eu acho interessante uma coisa,e que vcs só fazem falar e não vão às ruas protestar,principalmente vc Marcos,faça o seguinte:Do mesmeo jeito que vc escreve no seu blog vc pode ir às ruas junte um grupo de pessoas principalmente essas que estão reclamando e vá às ruas.Lembre-se do grande Ulisses Guimarães.”Ouçam a voz rouca das ruas” Caso contrário nada mudará,vem as eleições novamente e o grupo que tá acabando com a nossa Terra ganha novamente.Ô Povo de memória fraca!Como disse um anônimo outro dia, morra para dar vida aos outros cambada podre.

  3. Anonymous said

    E É PORQUE ELA É MÃE, IMAGINA SE ELA FOSSE MADRASTRA,

    VOCÊS MERECEM TUDO ISSO

  4. Anonymous said

    A MERENDA ESTA INDO PARA OS TRABALHADORES DO AÇUDE O DO MORANGO

  5. Anonymous said

    A RATAZANA NÃO É BRINCADEIRA, LEVA TUDO QUE PODE. Até A MErenda escolar tá indoalimentar os ratinhos!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Anonymous said

    O engraçado é que antes existia uma Rosário, Lorna e outros qu faziam uma fiscalização faziam barulho existiu até um tal panelaço fiscalizavam de tudo e hoje são mudos o que sera que houve. Para o ano as coisas melhoram e o que essa administração fez vai para o esquecimento ou tudo o que aconteceu e acontece éem outra dimensão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: