www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

MATURÉIA REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

Posted by marcocsouza em abril 24, 2007

A Prefeitura Municipal de Maturéia realizou no último final de semana as primeiras plenárias do Programa de Políticas Públicas para a Juventude. Os encontros foram realizados na zona rural do município de Maturéia e contou com a participação de um bom número de jovens que apresentaram suas inquietações a respeito da atuação do poder público em favor da juventude.
Os jovens que participaram do evento elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Os organizadores estão satisfeitos com os resultados dos primeiros encontros. O próximo Encontro, de caráter na Escola Maria Tâmara Souza do Nascimento, nos dias 11 e 12 de maio, e servirá para a definição de prioridades nas propostas já definidas nos primeiros debates. O Encontro contará com a presença dos Delegados que foram eleitos nos encontros da zona rural e os representantes da zona urbana.
É elogiável a atitude do Governo Municipal de Maturéia de implementar um Programa que possa abrir o debate no meu da juventude sobre quais políticas poderão ser desenvolvidas em seu favor, abrindo o espaço para a construção de uma crítica por parte dos jovens a respeito das políticas públicas. Com isso o jovem começa conhecer melhor o terreno administrativo estabelecendo metas a serem alcançadas a médio e longo prazo, diminuindo um pouco a visão imediatista que existe na sociedade.
Não há dúvida que há dentro deste propósito um interesse eleitoral. Aliás, deve ser uma proposta da ala governista, conseguir aliar a candidatura de Daniel Dantas ao meio jovem. É uma forma de dar mais gás a campanha, mais entusiasmo, mais euforia. Vale lembrar que na chapa adversária o candidato a vice-prefeito, Emanuel, também tem boa inserção no meio jovem.
Contudo o Programa é uma excelente iniciativa que precisa ser copiada por outras administrações e, principalmente, mantida e melhorada pela administração de Maturéia.
Chamamos atenção para o seguinte: As propostas apresentadas pela juventude não podem ficar só papel, caso contrário o trabalho terá um resultado inverso ao pretendido com os jovens alegando que é tudo conversa, não adiantou de nada passar um dia inteiro discutindo. Que se propõe ao debate passa a sofrer as conseqüências de maus resultados. Eis o risco que correm os organizadores do evento.

2 Respostas to “MATURÉIA REALIZA ENCONTRO MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE”

  1. Álvaro Dantas said

    Caro Marco,

    O 1º Encontro Municipal de Políticas Públicas para a Juventude não foi pensado com “interesse eleitoral”, como você o classificou.
    O viés eleitoral que ele tem é o de qualquer ato da administração pública que precisa receber a aprovação do eleitor para continuar.
    Embora muita gente não se recorde, mas no inicio dessa administração, os pais desses jovens foram ouvidos sobre suas prioridades, e elas foram, em grande parte, executadas.
    Naquela época, pedia-se eletrificação, transporte escolar, calçamento, água tratada, investimentos na educação etc.
    Superada essa fase, voltamos a convocar a juventude a colaborar com a administração pública, participando dos debates e fazendo suas críticas.
    Nesse primeiro momento foram ouvidos aproximadamente 300 jovens. Outros ainda serão chamados a perticipar, através de representantes.
    Todas as implicações foram pensadas, inclusive a maior de todas elas, enxergada pelo seu atento olhar, a de tornar realidade as prioridades da nossa juventude.
    É evidente, no entanto, que muitas dessas necessidades estarão além das forças da municipalidade e dependerão de recursos a serem liberados pelos governos Estadual e Federal. Mas anossa juventude tem maturidade para entender isso.
    Portanto, posso lhe afirmar, por ter-me sido dito pelo Prefeito Zé Pereira, que o que for possível fazer diretamente pela administração municipal, será feito, e o que depender de verbas federais, as demandas serão encaminhadas a quem de direito.

    Forte abraço,

    Álvaro Dantas

  2. Anonymous said

    TA vendo marcornelio, fala bosta sem pensar. nao é a primeira vez que alvaro te repreende nao. eheheheh pense antes de dar a descarga.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: