www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Proprietários Rurais do Pico do Jabre Farão Mobilização

Posted by marcocsouza em junho 13, 2007


Os proprietários das terras que fazem parte do Parque Estadual Pico do Jabre, militantes ambientais e lideranças políticas jovens do município de Maturéia (localizado a 325 quilômetros de João Pessoa), decidiram fazer uma mobilização no dia 14 de junho contra o atraso nas indenizações.

A proposta é reunir mais de 600 pessoas nas ruas para reivindicar a liberação dos recursos destinados à desapropriação das terras e facilitar a gestão ambiental do Parque.

As desapropriações de aproximadamente 850 hectares, que deveriam ser transferidos do domínio privado para o público, ainda não aconteceram. Em tese as terras ainda pertencem aos produtores rurais.

Eles decidiram pressionar o governo a agilizar o processo que está parado. O Parque Estadual Pico do Jabre foi reconhecido oficialmente através do decreto estadual em outubro de 1992 na gestão de Ronaldo Cunha Lima.

Segundo o panfleto distribuído na cidade pelos proprietários das terras do Parque, no final de 2002 a área foi demarcada e avaliada, mas até o momento o Estado não desembolsou o dinheiro.

De acordo com os proprietários, a gestão da unidade de conservação poderá ser repassada ao município de Maturéia ou à sociedade civil se o pagamento das indenizações não for feito.

O Pico do Jabre é o terceiro ponto mais elevado do Nordeste e fica a 1.197 metros de altitude. O Parque possui uma das reservas mais ricas da região, considerada um enclave de Mata Atlântica com espécies da vegetação nativa da caatinga.

Projetos-A falta de indenização impede a liberação de verbas para projetos ambientais junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) ameaçando a conservação e a gestão racional dos recursos naturais da área do Parque Estadual.

6 Respostas to “Proprietários Rurais do Pico do Jabre Farão Mobilização”

  1. Anonymous said

    Quando lembro do Jabre, lembro dos Cobras, os verdadeiros responsáveis pelo depredamento das pinturas rupestres ainda existentes na zona rural de Teixeira, lembro de todas as pedras pintadas com tinta a óleo com os dizeres “OS COBRAS”, assim como com os nomes de seus “destemidos desbravadores”.
    Lembro ainda do patrimônio ambiental sendo destruído pelo lixo deixado nos ainda existentes riachos.

  2. Anonymous said

    O Anônimo acima esta um pouco equivocado em relação à turma dos cobras,
    Pelo que sei e tenho conhecimento, os cobras são grande defensores da natureza e fazem por onde,
    Ano passado no primeiro dia do ano de 2006, Eu e meu irmão Aldo que faz parte da turma dos cobras, e alguns vizinhos, alugamos uma camioneta e fomos ao jabre, lá chegando na subida, Aldo como integrante dos cobras, era o ultimo atrás de toda turma, com um saco juntando toda sujeira que encontrava na subida, sujeira essa não só deixada pelos amigos a frente, mais tudo que ele encontrava,
    E ainda passando lição de moral para que os amigos não sujassem nem mexesse na fauna e flora local.

    Sem Mais.
    Abraço
    Aldrim Batista

  3. Anonymous said

    Vc ta cheio de razão Audrim,
    o anonimo que postou generalizou a estória porq agente sabe que não são todos que saem pixando as pedras um ou outro que estraga a turma.
    Se vc for na pedra do 8 vc ver o nome dos cobras e na pintura dos índios tem e na pedra do vento em toda pedra tem. Mas não são todos que saem pixando não um, e outro é que pixa

  4. Anonymous said

    se são gastados 70 mil por mês só no HSL então 45 mil ta ficando com alguem quem sabe se com o COM QUEM, sim as cidades como Maturéia, Desterro, Cacimbas, Livramento, dentre outras comunidades fazem uso apenas de visão do hospital quando passam para Patos pois elas tem o grande previlegio de serem atendidos o que teixeira nao tem pois segundo os fucionarios do hopital regional Teixeira não é referenciado, os filho de teixeira tem que nogar sua indentidade ou sua terra pois estão se valendo em dizerm que são de Maturéia, Desterro, Cacimbas, Livramento, dentre outras para com a cara lisa serem atendidos em Patos TENHA SANTA PACIENCIA SECRETARIA DE SAUDE ISTO É UMA VERGONHA,

  5. Anonymous said

    Sou de Maturéia e realmente muitas pedras do Pico do Jabre estão pintadas com o nome dos “COBRAS”.
    Sempre achei um absurdo.
    Espero que eles tenham aprendido e não façam mais aquilo.

  6. Anonymous said

    nao vamos lavar roupa suja aqui agora… vamos nos juntar com a turma que realizou esse manifesto na cidade de Maturéia para a desapropriação do Pico mais belo que o nosso estado tem.

    Valeu!!! um abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: