www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Sobre o fechamento do Hospital Sancho Leite

Posted by marcocsouza em agosto 16, 2007

Do Blog do Álvaro:

Venho acompanhando à distância a querela que envolve o fechamento do Hospital Sancho Leite, em Teixeira.

Como sempre acontece nesses casos, os grupos políticos estão se engalfinhando para pregar na testa do outro a responsabilidade pelo fechamento daquele nosocômio, como diria um amigo meu de fala difícil.

Quando é uma coisa boa, geralmente a briga se dá em sentido inverso, são todos brigando para ser o pai. Como nesse caso a criança é indesejada, está órfã de pai e mãe.

É deprimente ver políticos, de todos os naipes, que nunca tomaram uma iniciativa relevante em favor da saúde da nossa região, querendo faturar agora, em cima do leite derramado. “Vou fazer isso”, diz um; “vou fazer aquilo”, emenda o outro. Todos agora vão fazer;nenhum fez antes. Lamentável.

A bem da verdade, o Hospital Sancho Leite nunca foi merecedor do nome de Hospital. Melhor seria se tivesse sido denominado de “centro de triagem”, pois sempre serviu somente para encaminhar os casos de relativa gravidade a Patos ou Campina. Atendimento mesmo ali, só para os males de pequena monta.

Não aponto o meu dedo na direção de ninguém; sei dos custos de se manter uma unidade hospitalar e sei o quanto pesa para um município como Teixeira arcar com essa despesa sozinho.

A única saída para a saúde pública da região reside na constituição de “consórcio de saúde”, nos moldes dos que funcionam no Vale do Piancó e em Picuí. Havendo o consórcio, as despesas são rateadas entre os municípios participantes, dentro da máxima franciscana tão conhecida nossa: “de cada um de acordo com suas possibilidades, a cada um de acordo de acordo com suas necessidades”.

Assim, o fardo fica mais leve e pode ser carregado nos ombros, sem que o carregador caia inerte, de joelhos.

Mas não se falar na constituição de um consórcio dessa natureza se não houver o firme compromisso de honrar com suas responsabilidades. O consórcio funciona como uma orquestra e se um desafina, bota o concerto a perder.

Ao invés de ficarem se acusando mutuamente, não seria chegada a hora de sentarem-se todos para discutir uma solução definitiva para tão grave crise?

9 Respostas to “Sobre o fechamento do Hospital Sancho Leite”

  1. Anônimo said

    Segundo informações que tive era essa a intenção do ex-prefeito do PT. Em sua administração o mesmo pretendia fazer de Teixeira sede de módulo da região, sendo assim, explicado estaria o fato da PPI referenciar os atendimentos na sua gestão, para João Pessoa e Campina, pois como Teixeira faria esse consórcio todos os atendimentos que por ventura são realisados em Patos, para conforto de nossa população seriam feitos em nosso próprio município.Projeto seria esse, mais infelismente não teve como ser concluído.

  2. PTista said

    Nosso elenildo ia fazer tudo e nao fez nada. é o kra.

  3. Anonimo said

    ELOGIAR ELENILDO COMO POLÍTICO, TEM QUE SER PTANÔNIMO MESMO.
    Por que não cita os inúmeros Processos contra a gestão dele como ex-prefeito de Teixeira-PB: Nºs 25018.009120/2006-16/MS, sobres às Unidades Móveis de Saúde, nº 03540/2003-TCE-PB e da Comissão Especial de Contas Públicas, Proc.nº 039.205.001062-6/001-Comarca de Teixeira, Proc.nº 25018.004726/2006-57 e Relatório nº 2622-DENASUS/MS, Processos CGE Nºs 1160 a 1162/05, e 1164 a 1166/05 (Convênio 250/2004 da Escola Ideal), IPL nº 193/2006-DPF/PAT/PB (Polícia Federal), Procs. TCE nºs 1566/07, 6353/06, 6354/06, etc. Desafie o MP-Federal/CG-PB a aprofundar a extensão das investigações, através de Microfilmagens de Cheques, bem como realizar acareação entre o ex-Tesoureiro da Saúde e os ex-Gestores. É um verdadeiro “Caso de Policia”. Omissão é Crime! Passar a mão na cabeça de corruptos e safadagem. Pois, com base nas amostragens das irregularidades examinadas, apuradas e apontadas pelas CPIs da Câmara, Auditoria do TCE-PB e outras Denúncias, comprovam as fraudes na confecção de documentos, assim como Prestações de Contas forjadas com Despesas fictícias, além de assinaturas falsificadas, comprovada malversação do erário. Deixou até cinco meses de salários dos servidores atrasados, mas favoreceu os mais próximos, pagando 13º e férias trabalhadas a cargos comissionados, o que e ilegal no serviço público. São Absurdas às divergências entre os favorecidos nos pagamentos dos Empenhos e os beneficiários nos saques dos cheques no Banco; possível lavagem de dinheiro (Peculato, Prevaricação, Concussão, Formação de Quadrilha, etc.). Cadê as algemas?… São ilicitudes “em banda de lata”. A Prefeitura, até hoje, está pagando Despesas não Empenhadas, sem que a gestão passada tenha deixado disponibilidade em caixa, nem inscritas em Restos a Pagar. É Crime do ex-prefeito.

  4. Votei em Rita e fui 100% enganado said

    Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita!

  5. OLHO VIVO said

    DE QUEM É REALMETE A CULPA PELO FECHAMENTO HSL?

    Após o fechamento o HSL, iniciou-se uma desesperada tentativa de confundir os teixeirenses a respeito da responsabilidade pelo fechamento do HSL. Aproveitaram a tristeza do povo, o momento de dor e choque, para dizer que não é culpa de A ou de B, mas a dura verdade é que tem culpados sim!
    É verdade que o HSL sempre enfrentou dificuldades, mas nunca tinha sido fechado dessa forma, com tamanha irresponsabilidade e falta de compromisso.
    Veja,os algumas informações para vermos de quem é a culpa:
    Em 2001 foi criado o Conselho Municipal de Saúde, através da lei n° 24/2001, no governo de Elenildo Queiroz;
    Ao assumir o governo, em janeiro de 2005, A prefeita Rita Nunes Pereira, sancionou um decreto com a finalidade de destituir todos os conselhos municipais, exceto o conselho Tutelar, por ser leito pelo povo
    Após desfazer os conselhos municipais, deveria baixar uma portaria empossando os novos membros co conselho Municipal, mas não o fez, o Município ficou sem conselho de saúde;
    Os conselhos municipais tem as seguintes funções, conforme RESSOLUÇÃO N° 997 DO CFM:
    • Ação fiscalizadora no estabelecimento hospitalar;
    • Art. 3º – fazer a inscrição no Cadastro dos Estabelecimentos de Saúde mantidos nos Conselhos Regionais é de competência do médico que estiver investindo na direção técnica do mesmo, sendo consequentemente o seu principal responsável e deve ser acompanhado de prova de que seu funcionamento está licenciado e regularizado nas repartições competentes e mais ainda da prova de que o peticionário tem situação regular perante o Conselho Regional de Medicina.
    • Art. 4º – providenciar junto aos Conselhos Regionais de Medicina, dentro de sessenta (60) dias, a contar da data da publicação desta Resolução, o cadastramento dos estabelecimentos que dirigem.
    • Art. 7º – remeter ao Conselho Regional de Medicina, no 1º trimestre de cada ano, a relação dos profissionais médicos que atuam no estabelecimento, bem como comunicar as alterações que forem se verificando no decorrer de cada ano.
    • Art. 5º – A denominação dos estabelecimentos de saúde deve estar de acordo com os conceitos definições postos em vigor pelo Ministério da Saúde.
    • Art. 8º – No caso de afastamento do Médico Diretor Técnico do estabelecimento de saúde, deverá o cargo ser imediatamente ocupado pelo seu substituto, também médico legalmente habilitado, e essa substituição comunicada, dentro de vinte e quatro (24) horas ao Conselho Regional de Medicina, sob pena de procedimento disciplinar, envolvendo o médico que se afasta e aquele que substitui, caso haja omissão daquela providência.
    • Art. 11 – O Diretor Técnico Médico, principal responsável pelo funcionamento dos estabelecimentos de saúde, terá obrigatoriamente sob sua responsabilidade a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento, que a ele ficam subordinados hierarquicamente.
    • Art. 12 – A falta de cumprimento no disposto nesta Resolução, por parte dos médicos, Diretores Técnicos dos estabelecimentos de saúde, constitui obstáculo à ação fiscalizadora dos Conselhos Regionais de Medicina, configurando infração ética, sujeita à ação disciplinar pelos respectivos Conselhos Regionais.

    Com a falta de um conselho legalmente formado, o Hospital ficou abandonado e sem fiscalização no município.
    Com as denuncias do caus no HSL, o CRM deu prazos para corrigir o problema, mas nem criaram o novo conselho municipal de saúde.
    Em nova visita o Crm encontrou uma situação pior do que a anterior e decidiu interditar o HSL.
    Comforme o Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais
    e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso
    universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder
    público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle,
    devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa
    física ou jurídica de direito privado.

    Art.198.As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e
    hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes
    diretrizes:
    I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
    II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo
    dos serviços assistenciais;
    III – participação da comunidade.
    COMO O HOSPITAL IA ESTAR BEM SE NÃO HAVIA UM CONSELHO PARA FAZER A PARTE TECNICA? A PREFEITA NÃO DEVIA TER DESFEITO O CONSELHO EXISTENTE, NEM EM SONHO.
    Fica bem claro que o Governo municipal errou de forma imperdoável. A responsabilidade é puramente do gestor ora a frente do governo.
    Mas vale destacar a participação popular em nome da reabertura do hospital sacho leite, isso demonstra a grandesa dos corações do povo de Teixeira, bem como sua necessidade desse serviço ora não disponível a aos mais carentes do nosso torrão querido.

    QUERO LEMBRAR OUTRO FATO PARECIDO:
    LEMBRA DO CASO DO SILVEIRA DANTAS? POIS FOI DO MESMO JEITO, BAIXOU UM DECRETO E PARALISOU AS OBRAS, DEPOIS ARREPENDEU-SE E NÃO TINHA MAIS JEITO DE CONTINUAR COM OS SERVIÇOS PARALIZADOS. PARA NÃO ASSUNIR A CULPA, ACUSA A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR. SINCERAMENTE NÃO DA MAIS PARA ACREDITAR EM GENTE COM ESSES TIPOS DE PERSONALIDADES.

    MAS OS EX PREFEITO CONSEGUI MANTER O HOSPITAL ABERTO EM SEU GOVERNO COM MUITO MENOS RECURSOS, ELE TRANSFERIA RECURSOS DE OUTROS SETORES PARA A MANUTENÇÃO DA SAUDE E DEU CERTO‼ O PREFEITO PODE FAZER ISSO. SO NÃO PODE TIRAR RECUROS DA SAUDE E EDUCAÇÃO, MAS INVESTIR MAIS DO QUE O DISPONIVEL NO ORÇAMETO, ISSO É LEGAL E É FEITO SMPRE QUE É NESCESSARIO.

  6. Dizer que o mandato de mãe ta bom é brincadeira,axo que so quem fala que ta bom é quem ta mamando ou que é sem caracter como ex veriador que foram xamados de viado em plena praça que hj baba os ovos de Valdecir se calam com os desmandos mostrando sua cara de covarde que é e mal politico,como babões que so asinam o nome pra final do mês receberem seus salários sem trabalhar esses sim defendem o que esta ai a roubalheira e Teixeira se afundando mas o povo não é besta vai dar o troco pode esperar.votei nela pensando ser uma coisa e foi outra mãe do cão.
    Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita! Fora Rita!

  7. PTista said

    pior que nosso elenildo só dois dele. abraço companheiro. sou sincero e nao deixo de ser seu amigo.

  8. Rita nunca mais!!! said

    Gostaria de ver esses babões da prefeita falarem aqui sobre o desvio do recurso do esgotamento sanitário que Rita o Ex- deputado Valdecir (Barrabás), colocaram no bolso só R$ 700.000,00 (setecentos mil), também do desvio das casas do sítio Catolé que foram mais R4 150.000,00 (cento e cinquenta mil).
    Fora o desvio do IPREV que foi de mais de 1.000.000.00,00 (hum milhão).
    Quero ver os babões justificarem isso e os outros que são tantos que nem lembro mais.
    Justifiquem!
    Pior de que Rita, só ela e Valdecir juntos!!!

  9. PTista said

    repito

    pior que nosso elenildo só dois dele. abraço companheiro. sou sincero e nao deixo de ser seu amigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: