www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Teixiera comemora 148 anos de Emancipação Política

Posted by marcocsouza em agosto 29, 2007

Do Portal Teixeira FM:

A cidade de Teixeira comerora hoje (quarta-feira) 148 anos de Amancipação Poplítica, a cidade foi fundada no dia 29 de agosto do ano de 1859.

Teixeira, município no estado da Paraíba localiza-se na microrregião da Serra do Teixeira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 12.314 habitantes. Sua área territorial de 114 km². A  cidade faz limites com Desterro/PB, Maturéia/PB, Patos/PB e Brejinho/PE, fica a 320 Km da capital paraibana, João Pessoa.

O municipio é administrado por Rita Nunes Pereira (DEM), esposa do ex-deputado Valdecir Amorim, Rita Nunes está em seu segundo mandato, ( primerio de 1992 a1996).

A Prefeitura comemora o aniversário da cidada com a entrega da reforma do Mercado Público de carne; entrega de um salão comunitário para corte de cabelo; entrega das portarias dos Agentes Comunitários de saúde.

Hoje a cidade de Teixiera passa por uma série de dificuldades, o único hospital da cidade o Sancho Leite, está fechado desde o dia 11 de agosto deste ano pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), a população dos bairros Três Postes e Vila Feliz reclamam também dos calçamentos inacabados.

Por: Edney Lisboa

5 Respostas to “Teixiera comemora 148 anos de Emancipação Política”

  1. elenildo said

    É lamentável nestes 148 anos de emancipação política de Teixeira o único hospital público fechado, a população diminuindo (em 2000 era 12.918, em 2006 passou a ser 12.314)por falta de oportunidades no município, problemas administrativos de toda ordem, etc. Um município com 148 anos de emancipação político, mas passa que passa por sérias dificuldades, apesar de suas condiões propícias de clima, solo e outros recursos naturais.

  2. coroinha querendo emprego said

    kakakakakakakak, Ei se realmente foi mesmo o Sr. Elenildo EX prefeito , quem escreveu essa asneira acima, ele deve ta doido, porque ninguem mais do que ele contribuiu para o emprobrecimento de Teixeira , como toda A FAMILIA AMORIM/ NUNES, kakakakakakakakak, isso é uma piada…

  3. PTista said

    o nosso elenildo é um louquinho. ele fudeu o municipio. Nos 4 anos dele as poucas crianças que nasceram aqui na cidade foi em cima de d20 porque nao havia atendimento algum no hospital. sera que isso era crescimento? o professorzinho já viu a nova contagem da popualação? se não, se atualize.

  4. Anonimo said

    Sai o resultado da contagem populacional do IBGE
    Escrito por marcocsouza ligado Setembro 1st, 2007

    Do Blog do Álvaro:

    Parte da população de Maturéia foi contada para Mãe D’Água

    Acaba de sair do forno o resultado da contagem da população 2007, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

    Para a Comarca de Teixeira os números não trazem grandes alterações, senão por um acentuado crescimento na população do município de Mãe D’Água, que tem explicação no fato de o IBGE ter considerado como pertencente àquele município, parte do município de Maturéia.

    Abaixo estão os números divulgados hoje, comparados com os do censo de 2000.

    CACIMBAS – Tinha 6.979 habitantes e passou para 6.826. (Decréscimo de 0,3%)

    DESTERRO – Tinha 7.701 habitantes e passou para 7.901. (Crescimento de2,5%)

    IMACULADA – Tinha 11.577 habitantes e passou para 11.432. (Decréscimo de 0,2%)

    MÃE D’ÁGUA – Tinha 3.459 habitantes e passou para 4.010. (Crescimento de 16%)

    MATURÉIA – Tinha 5.032 habitantes e passou para 5.636. (Crescimento de 12%)

    TEIXEIRA – Tinha 11.953 habitantes e passou para 13.663. (Crescimento de 14%)

    Importante

    O crescimento de 16% na população de Mãe D’Água supera em muito a média da região, que é de 7,5%.

    Na verdade há uma explicação bastante concreta para o crescimento anormal desse nosso vizinho. Ainda no mês de maio, o saudoso ex-prefeito da nossa querida Mãe D’Água nos avisou que recenseadores daquele município estavam recebendo ordens para contar a população em áreas de Maturéia. Leia o que escrevemos sobre o assunto aqui.

    De posse dessa informação, nos dirigimos, eu, o prefeito Zé Pereira e o Presidente da Câmara Daniel Dantas, à direção do IBGE, que nos disse que apenas estava interpretando corretamente a lei que fixava as divisas de Maturéia. Com essa brincadeira, Maturéia estava perdendo várias comunidades rurais, entre elas, Mãe da Lua, Marinho, parte do Bom Conselho e da Pedra D’Água. Quase 20% da sua área territorial.

    Graças a experiência adquirida nos tempos em que integramos o grupo responsável pelo reavivamento das divisas municipais, fomos com os técnicos do próprio IBGE reavivar as nossas divisas, produzindo um minucioso memorial descritivo, com amarrações geodésicas, onde os reais limites de Maturéia são descritos de forma a não deixar dúvidas. Valendo lembrar que todos os Prefeitos dos municípios vizinhos reconheceram o erro e assinaram documento declarando seu assentimento.

    O problema é que tal medida somente passará a vigorar após aprovação de lei pela Assembléia Legislativa Estadual. Vamos à luta.

  5. tô cheio said

    manda esse nojento deixar de conversar besteira esse porra não pode falar nada voce mesmo prometeu ,o que voce fez pela nossa cidade so fez r… e muito ,olha primeiro pra teu rabo para depois falar dos rabos dos outros… !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: