www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Ainda sobre o Programa de Bolsas de Estudos em Maturéia

Posted by marcocsouza em novembro 11, 2007

Tá no Blog do Alvaro:

A Câmara dos Vereadores de Maturéia aprovou ontem por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do Prefeito Zé Pereira (PSB) que cria o Programa de Bolsas de Estudos para alunos do ensino universitário.

A idéia das bolsas surgiu quando da realização do 1º Encontro de Políticas Públicas para a Juventude, realizado pela Prefeitura com o apoio da Câmara dos Vereadores, em junho passado.

Durante a apreciação da matéria os vereadores da oposição, Emanuel Pijama(PT), Chico Mané(PSDB) e Marcelo Joca(DEMO), fizeram algumas críticas ao programa.

Chico Mané questionava o tempo todo porque demorou tanto para prefeitura enviar o Projeto de Lei. Disse que era eleitoreiro, porque tava chegando muito perto das eleições. E queria, o tempo todo, saber quem tinha tido a idéia de criar tal programa.

Ora, se Deus, Todo Poderoso, levou sete dias para criar o mundo, como pode Chico querer que tudo o que a Prefeitura tem que fazer teria que ser feito longe da eleição para não prejudicar seus sonhos de ser prefeito? Quanto ao pai da idéia, não foi Daniel e nem foi o Prefeito Zé Pereira, foram os próprios alunos quando se reuniram no Encontro da Juventude. Daniel e Zé Pereira tiveram, e isso ninguém pode negar, o mérito de abraçar a idéia e torná-la realidade. Se alguém se incomoda com isso, paciência, nem Cristo agradou a todos.

Já ia me esquecendo. Também causou espécie ao vereador Chico Mané a presença de tantos jovens na Câmara. Queria saber se tinha sido o Prefeito Zé Pereira que os tinha convidado. Ao que os presentes responderam que estavam apenas acompanhando a votação de uma matéria de seu interesse, que poderia influir no futuro de cada um ali presente. Disseram também que nenhum deles havia recebido convite do Prefeito. Em nome da verdade, devo dizer ao vereador Chico Mané que eu enviei, através do site de relacionamentos Orkut, a informação de que a Câmara estaria votando aquele Projeto de especial interesse da juventude.

Emanuel reclamou porque, segundo ele, as bolsas só seriam dadas “a quem fizesse curso de licenciatura ou pedagogia”. Ora, o nobre representante do Partido dos Trabalhadores deveria ter se dado ao trabalho de ler o Projeto. É verdade que a fama dele é de quem não tem muito apreço pela Câmara, já tendo até ido a Sessão vestindo um “pijama de flanela”. Lá, no art. 2º, inciso III, está escrito que também os professores da Rede Pública de Ensino terão direito a bolsa. Neste caso, e somente neste caso, exigindo a lei que os cursos sejam na área de educação. Para os demais estudantes a lei não faz nenhuma restrição, nem de curso e nem de área. Apenas exige que a família do beneficiário seja carente financeiramente, porque não interessa ao Município ajudar a quem não precisa.

Não contente em ver chifre em cabeça de cavalo, o vereador do PT ainda reclamou que a lei exige como contrapartida dos beneficiários, numa medida didática, de valorização da iniciativa do município, que eles se comprometam em ministrar aulas, em regime de estágios. O vereador mostrou-se preocupado com a educação dos seus filhos(?), pois não vê competência na juventude para ministrar aulas aos alunos da rede pública, ainda que supervisionados, já que estágio pressupõe supervisão. Essa observação do ilustre representante do PT não recebeu boa acolhida da juventude que se fazia presente à Câmara por ocasião dos debates sobre a matéria.

Marcelo Joca, mesmo depois de três anos exercendo o mandato de vereador, ainda pediu que lhe explicassem a diferença de “votar contra” determinada matéria e “se abster” de votar. Segundo o Dicionário Aurélio, abster-se é o mesmo que “Não fazer voluntariamente; privar-se de fazer algo”. Assim, agora a oposição pode decidir melhor quando for contra uma matéria, votando contra e não, como fez por ocasião do fim da licença prêmio, simplesmente abster-se de votar.

9 Respostas to “Ainda sobre o Programa de Bolsas de Estudos em Maturéia”

  1. Professor said

    Mais é burro esse marido de Iolanda. Volta pra lá mulher pra dar aulas a teu marido.

  2. Deus Me Livre said

    Deus me livre de ter essa mulher por aqui, ela é muito muito muito pior que socorro de joão. Se um dia o povoi dos mané ganhace a eleição ela ia ser a secretaria de educação e ia persiguir mais que a atual. Fiquem com o lixo de voces pra lá.

  3. Anônimo said

    Porque Rita não copia essa idéia? Ou Valdecir não deixa?

  4. Eleitor said

    Chico pensa que governar é só falar come ele faz todos os dias nas calçadas. POrque em vez de ficar dizendo que a lei demorou pra aparecer ele não apresentou a proposta na condição de vereador? Ou ele é feito o outro que não sabe nem a diferença de “votar contra” pra “não votar”?

    Com uma oposição dessa, Daniel não perde nem querendo.

  5. NUNCA MAIS ELENILDO said

    O PRESIDENTE DA CAMARA DEVIA EXPLICAR PORQUE NÃO COLOCOU O PROJETO DE DIARIAS PARA OS VEREADORES VOAJAREM. SERÁ QUE FOI PORQUE OS ESTUDANTES ESTAVAM PRESENTES????????

    MENINO BESTA, SO QUEM VIAJA E ELE E MARIA CARLINDA.

  6. Antonio said

    Olha os time e diga aí quem tem mais chance:

    Time de Chico Mané: Chico, Emanuel, Marcelo, Vando, Bibi e Nenen de Vicente.

    Time de Daniel: Daniel, Apriginho, Elizionaldo, Maria Carlinda, Déda Joca, João de Alta, João Jerônimo e Zé Pereira – isso só pra ficar com os que tem mandato.

  7. Crente said

    Deus me livre de ver maturéia administrada pela equipe de Chico. Bibi sem ser nada já anda ameaçando o povo, imagine se tiver a força d aprefitura.

  8. A verdade said

    DANIEL E MARIA CARLINDA DEVERIA COLOCAR UMA AGENCIA DE VIAGEM.

    A AGENCIA DE DANIEL SERIA A TRANSKEGA

    A AGENCIA DE MARIA CARLINDA SERIA AQDOR “motivo basta uma pessoa adoecer e dor de dente maria fala…joão pessoa”

  9. Aderiu said

    olha esta estoria de viagem de maria é besteira bom mesmo sao os maus tratos que ela faz com os coitados. como o povo de matureia é inocente ai nao faz nada continua indo na dela. pede frango pra o almoço. dinheiro pra dar aos medicos sendo tudo mentira. la é tudo de graça. e ainda ganha uma feira de 1500 da prefeitura pra levar pra casa dela em Joao pessoa e Geane ganha 500 por mes pra morar la e a casa é alugada por 600 todo mes e Zé ainda dá 400 todo mes a ela de mensalao e Daniel 300 . Ô Maria carlinda quente .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: