www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Delegado da PF investiga caso do esgotamento sanitário

Posted by marcocsouza em novembro 14, 2007

Tá no Teixeira-FM:

Na quarta-feira (07/11) o delegado da Polícia Federal, Derli Brasileiro, esteve na cidade de Teixeira colhendo depoimentos a respeito do caso do esgotamento sanitário da cidade.

Segundo o delegado o convênio foi assinado e o processo licitatório foi feito na gestão do ex-prefeito Elenildo Queiroz, que também já foi ouvido, mas os recursos foram transferidos para a edilidade do município no ano 2005, na administração da atual prefeita Rita Nunes Pereira (DEM).

O departamento da Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar supostas irregularidades envolvendo recursos da área da saúde através da FUNASA. As verbas eram oriundas de convênios celebrados entre a Prefeitura Municipal de Teixeira e a FUNASA, objetivando a construção de uma rede de esgotamento sanitário.

Derli afirmou que o objetivo do convênio não foi atingido e que já tem em mãos recente laudo pericial elaborado por peritos da Polícia Federal em João Pessoa, concluindo que as metas não foram cumpridas. O inquérito federal tramita entre a Polícia Federal, o desembargador do Tribunal Regional Federal em Recife-PE e um Procurador Regional da República também na cidade de Recife.

O delegado assegurou que vai extrair cópias dos autos para remeter ao Ministério Público Federal em Campina Grande-PB, a fim de que o Procurador Geral da República analise a integração de ação civil pública na esfera cível. A partir daí algumas conseqüências podem surgir, mas para isso cabem ao Ministério Público da primeira instância em Campina Grande.

As investigações estão bastante adiantadas e muitas pessoas já foram ouvidas, onde em poucos dias as pessoas que serão indiciadas também prestarão depoimento, constituindo o aspecto penal das investigações.

 “Todas as pessoas ouvidas estão colaborando com as investigações e em termo de documentos já há um bom número”, frisou Derli Brasileiro.

Foram colhidos, entre outros, depoimentos de moradores da Rua Joaquim Camilo Duarte, onde se teve início à construção das valas da rede de esgotamento, e foi ouvido também o senhor Eduardo Pereira da Costa, responsável pelas terras onde aconteceria a construção.

O delegado considerou o processo fácil e simples por ter nomes dos envolvidos, e disse que o prazo para conclusão da investigação está entre os meses de dezembro e janeiro, garantindo que “quando realmente os culpados forem concretizados haverá uma punição exemplar, pois os recursos devem ser devidamente aplicados”.

2 Respostas to “Delegado da PF investiga caso do esgotamento sanitário”

  1. Aldrim Batista said

    A Paraíba no MundoO ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) viaja nesta quinta, 15, para as Filipinas, onde recebe na segunda-feira, 19, o Prêmio Pela Paz. O prêmio é uma espécie de prêmio Nobel da Ásia. Ele será o primeiro nordestino e segundo brasileiro em toda a história da premiação a ser agraciado. Antes dele, coube à ativista Viviane Senna, irmã do piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna, falecido em 94, também ser agraciada, devido ao trabalho desenvolvido no instituto que leva o nome do irmão.

    Esta premiação, que agora em 2007 chega à sua 20.ª edição, é entregue anualmente a vinte personalidades que se destacam em todo o mundo, em diversas áreas. Este ano, junto com Ney Suassuna, serão agraciadas outras personalidades de várias partes do mundo, a exemplo de chefes de Estado e Primeiros Ministros. Ney citou, dentre as autoridades, o governador do estado americano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
    Ney Suassuana, atuação humanitária no Senado
    Ney receberá o prêmio em Manila, capital das Filipinas, das mãos da presidente Glória Macapagal Arroyo, pelo reconhecimento obtido com o trabalho que desenvolveu, quando senador, em relação a matérias sobre células-tronco e transgênicos. Ney foi incluído na seleta lista do prêmio após uma visita de uma comitiva de deputados gregos ao Brasil, para tratar dos dois assuntos.

    O ex-senador paraibano foi notificado do prêmio através de um comunicado oficial do governo filipino. O comunicado também informou sobre o motivo principal de Ney ter sido escolhido para representar o Brasil: “o senhor, que fez um esforço para melhorar a qualidade de vida do povo, seja do seu país, seja do mundo, buscando soluções pacíficas, com políticas de legislação e humanismo, fez com que se tornasse paradigma para outras pessoas, seja no Brasil, na Ásia ou em qualquer outra parte do mundo”.

    Ney foi relator das duas matérias que tratavam desses assuntos no Senado e chegou a receber premiação de cientistas brasileiros por conta dessa atuação. Até hoje ele é o único caso de um mesmo parlamentar que, no Senado, relatou em três comissões, simultaneamente, matérias dessa importância. “E nós ganhamos as votações, depois de muita luta, com a participação de alguns segmentos de nossa sociedade”.

    Ney destacou que a votação das duas matérias suscitou muitos debates. “Uns queriam os transgênicos, outros não; com as células-tronco foi o mesmo, mas podemos dizer que isso significou o progresso, o avanço civilizatório e nós conseguimos vencer, naquela época. As células-tronco são um assunto que tem muito a ver com toda essa repercussão de novas técnicas para a melhoria do tratamento de câncer, tratamento neurológico”, disse Ney.

    O ex-senador paraibano destacou a importância dos transgênicos hoje para o Brasil. “Os transgênicos estão dando todo esse boom na nossa agricultura. Por exemplo, ninguém no Brasil se preocupou com a banana, mas houve um momento no país em que a produção ficou ameaçada por conta de um fungo e, se não fosse a banana criada com resistência a esse fungo, os nossos bananais tinham acabado. Nós somos hoje o maior consumidor per-capita de banana do mundo. Cada brasileiro consome hoje, em média, 4 caixas de banana de porte média por ano”.

    Ney viaja neste dia 15 de novembro porque tem que estar nas Filipinas no dia 17. “São quase 30 horas de viagem de avião. No dia 17 estarei lá e no dia 19 estarei recebendo o prêmio. E eu dedico isso ao

  2. JGQUEIROZ said

    Finalmente parece que está chegando a hora de quem realmente deve, pagar, a Polícia Federal, ao contrário do que muitos bandidos imaginam , não dorme em serviço, e qunado faz uma investigação realmente encontra os culpados. Se bem que não é muito difícil, este processo como bem afirmou o Delegado da PF, pois é público e notório o descaso com o dinheiro público nesta cidade. Principalmente nas mãos desse grupo de SANGUESSUGAS DO DINHEIRO PÚBLICO. Vocês que estão no poder que se cuidem, “A CADEIA OS ESPÉRAM” para servir de lar para vocês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: