www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Brasil avança uma posição no ranking do Banco Mundial

Posted by marcocsouza em dezembro 18, 2007

Tá no Ig:

O Brasil passou a ocupar o sexto lugar na economia mundial, diz Banco Mundial. A instituição divulgou os dados do Programa de Comparação Internacional (PCI), com 146 países.

Pela paridade do poder de compra, o País passou de 7º para 6º no ranking mundial e é responsável por metade da economia da América do Sul e por quase dois terços dos gastos governamentais da região.

O Brasil aparece em sexto lugar, com o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, junto a Grã-Bretanha, França, Rússia e Itália. Na medida convencional, o Brasil é sétima economia, com 2% do PIB, junto a Índia, Rússia e México.

A diferença, segundo o Banco Mundial, se deve à avaliação pela paridade do poder de compra. Em vez de utilizar a medida cambial, ou seja, converter o PIB do país em dólares, foi usada a paridade, que expressa os valores das moedas locais.

Dessa forma, segundo a entidade, “os números refletem o valor real de cada economia, com as diferenças sendo corrigidas em níveis de preços sem que sejam afetadas por movimentos transitórios de taxas cambiais”.

Ainda segundo o Banco Mundial, pelo critério da paridade, a China, em vez do quarto lugar na economia mundial, fica no segundo posto. A economia mundial produziu US$ 55 trilhões em mercadorias e serviços em 2005, sendo quase 40% deste valor oriundos de países em desenvolvimento. Pouco mais de 20% vêm de China, Índia, Rússia, Brasil e México.

Os EUA seguem no topo do ranking, mas com uma economia menor. Enquanto pelo sistema cambial o país tem o equivalente a 28% do PIB mundial, pela paridade, tida como mais realista, tem 23%.

2 Respostas to “Brasil avança uma posição no ranking do Banco Mundial”

  1. sdsasa said

    ei marco vc nao gosta de colocar as vezes noticias do blog de alvaro? e pq vc nao colocou essa ai que fala sobre o sindicato de matureia….

    SIGILO SINDICAL 2

    Como os comentários neste blog são mediados, eles somente são publicados após o crivo deste blogueiro, que não passa o dia inteiro gerenciando o blog. Assim é comum que sua publicação somente ocorra após algumas horas, às vezes, dias. Também em razão da mediação, muita gente acaba não deixando comentários porque só são publicados aqueles que respeitam as regras de civilidade, ao contrário do que ocorre em ouros blogs.

    Por isso, por não ser comum deixarem comentários nas notas deste modesto blog é que me chamou a atenção o número de comentários deixados no post SIGILO SINDICAL, publicado aqui outro dia. Contando os aprovados e os recusados, já somam mais de 10. Face a esse interesse, e para facilitar a vida de vocês, publico abaixo os comentários que foram aprovados.

    enviado por: Luz
    Sobre esse comentário aí que diz que o sindicato não é ilegal porque faz as coisas. Acho que não tem nada a vem uma coisa com a outra. Mas acho também que em nenhum momento alvaro disse que o sindicato era ilegal. O que eu entendi foi que o sindicato tinha se negado a mostrar certos documentos e por isso ele achava que eles tavam escondendo algo. Somente isso e nada mais. E eu concordo inteiramente com o que ele disse. Acho que Emanuel ou seja lá qeum for o presidente do sindicato, sim, porque nem isso a gente sabe, tá sim escondendo algo.
    Em: 18/12/2007 13:32:54

    enviado por: anonimo
    rapaz é complicado dizer que o sindicato rural de matureia é ilegal, porque existe sindicato de professor e tentam criar o de funcionario publico e ninguem ver nenhuma açao desses dirigentes.ai o sindicato rural traz projeto pra tirar documento, pra curso com bolsa, projeto com o mec, com o banco do nordeste, com outros sindicatos eoutras besteiras. e ainda é irregular ta danado.
    Em: 18/12/2007 11:32:02

    enviado por: robson
    concordo com vc alvaro se nao mandaram a documentaçao e porque alguma coisa errada tem.
    Em: 18/12/2007 11:31:40

    enviado por: Anonimo
    Todo mundo sabe que Emanuel esconde as informações porque tem medo de largar o osso. Ali é o meio de vida dele, principalmente depois que perder o mandato de vereador e não se leger pra vice prefeito.
    Em: 16/12/2007 11:54:55

    enviado por: anônimo
    Álvaro, concordo com você, por que parece mais a sede de partidos políticos do que uma entidade que representa os trabalhadores do município de Maturéia.Ainda fico preocupdo com estes sigilos que acontecem lá.Quem não lembra de Rosivânia que saiu de lá por que o Sr.Presidente não concordou com a participação da mesma no encontro da juventude sobre políticas públicas.
    Na verdade os que rodeiam mais o STR de Maturéia são atores politicos locias, ao invés dos trabalhadores rurais.
    Em: 15/12/2007 15:11:08

    enviado por: anonimo
    Não entendendo um STR que quer uma certidão da prefeitura e da câmara e esconde dos dois poderes documentos legais que todo associado e a comunidade pode ter acesso.Em tempos onde a participação social tem um papel importante na construção de uma nova sociedade, e uma entidade esconde debaixo do braço um estatuto e uma ata.Pense que coisa vergonhosa.
    Em: 15/12/2007 15:10:32

  2. Sabe das coisas said

    Matureia terra de cego.Sera que vcs nao veem que o SR.EH,esta usando,abusando e usufruindo poiliticamente e financeiramente do STRM.Sera que o salario dele e compativel com seu padrao de vida?
    Investiguem….Denunciem….OU ACEITEM E FIQUEM CALADO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: