www.blogdomarco.clic3.net

“E essa Justiça desafinada é tão humana e tão errada”. Renato Russo

Blog do Marco contesta o Blog do Alvaro

Posted by marcocsouza em janeiro 9, 2008

Tá no Blog do Álvaro:

O professor Marco Aurélio, titular do Blog do Marco e filiado ao PT, contesta as observações que lançamos a uma análise política que fez sobre as disputas municipais deste ano na 30ª zona.

Procedendo da forma anterior, publicamos abaixo a tréplica do blogueiro teixeirense intercalada dos nossos comentários em negrito.

SOBRE O COMENTÁRIO DO BLOG DO ÁLVARO
Escrito por marcocsouza em janeiro 9, 2008
Sobre os comentários que postei neste Blog sobre o que se desenha no quadro político regional para este ano de 2008 Álvaro Dantas teceu uma nova análise contribuindo, com seu conhecimento e sua experiência política, para o debate acerca das disputas política que se seguirão.
Contudo, o conceituado advogado, inicia suas postagem, alegando que, por ser filiado ao PT, eu estaria deixando se envolver pelos objetivos da sigla. Desta maneira, Álvaro procura desqualificar a análise, em especial no que se refere ao município de Maturéia. Caso levemos por este lado, os comentário do advogado não deveriam nem ser levados em consideração, já que o mesmo é filiado ao PMDB de Maturéia, e o candidato a Prefeito é o seu irmão. Mas não é justo que analisemos as opiniões desta forma. Quando se emite uma opinião é o seu pensamento a respeito de determinado assunto, independentemente de sua convicção política.

Aqui o professor Marco Aurélio quer igualar os blogs, meu e dele, em sua capacidade de promover análise política isenta ou não. Há que se notar fundamental diferença entre o Blog do Marco – que se pretende independente e isento – do Blog do Alvaro – que trás já em seu cabeçalho uma advertência ao leitor, vazada nos seguintes termos: “Este Blog Tem Lado”. De sorte que o leitor sabe exatamente onde está pisando. Sabe que está lendo algo escrito por um militante partidário e não por alguém que, embora seja igualmente militante, tenta posar de independente, o que pode induzir o leitor a erro.

Nossas análises são divergentes em alguns pontos, mas é isto que promove o bom debate. Vejamos:
Álvaro diz que é contraditório dizer que em Imaculada o pleito pode ser acirrado conforme o último resultado, e ao mesmo tempo dizer o mesmo de Maturéia sem considerar o resulto do pleito anterior. Aqui cabe ressaltar a importância de particularizar as análises. O advogado utiliza um silogismo indutivo que não cabe na situação, uma generalização inaceitável no campo das análises políticas. E para tal fim se utiliza de outros argumentos como o de que o PMDB de Maturéia venceu todas as eleições que disputou. Levando-se em consideração este argumento, Elenildo jamais teria vencido a eleição de 2000 em Teixeira, já que o grupo de ex-deputado Valdecir Amorim nunca tinha perdido. E a vitória de Veneziano em Campina Grande, como se daria se o Grupo Cunha Lima, além de estar no poder há mais de vinte anos ainda detinha o Governo Estadual?
Quando à diferença de votos vejamos: O grupo do ex-deputado Valdecir venceu três eleições seguidas em Teixeira com uma margem sempre superior a 1000 votos, depois perdeu por uma diferença de mais de 300, e recuperou o poder com uma diferença superior a 900.
As circunstância locais sempre locais devem ser em consideração. Conversei com algumas pessoas de Imaculada que acham que o pleito será difícil. É claro que só será mais apertado do que o anterior se for empate. Já o caso de Maturéia o acirramento se dará pelo fato de que houve um rompimento na base governista.

Alto lá! Quem fez generalização foi Marco Aurélio, e não eu!!! Agora ele vem querendo dissecar as particularidades de cada Município, o que é correto, mas não o fez naquela oportunidade, quando logo após dizer que o resultado da eleição anterior em Maturéia não tinha influência sobre esta, fez afirmação contraditória sobre Imaculada: “Como na última eleição a vitória do atual prefeito, Ribamar, foi por apenas um voto é de se esperar mais uma grande luta dos opositores para reconquistar o poder e da ala governista para se manter. Qualquer deslize pode ser fatal. O resultado anterior que o diga”. Eu apenas questionei o porquê de uma mesma análise usar dois pesos e duas medidas. Mesmo que Marco ache inaceitável tomar como parâmetro o resultado das últimas eleições – somente para Maturéia, claro! – insisto que ele deve ser levado em consideração como mais um elemento de composição do prognóstico para as eleições municipais deste ano, haja vista que não houve alteração do quadro político municipal capaz de influir no resultado. O que houve foi a deserção de um único vereador, devidamente compensada com inúmeras, muitas mesmo, adesões recebidas pela coligação PMDB/PSB, sobretudo de antigos seguidores do ex-Prefeito Ariano Dantas, que tem se mantido afastado da disputa política deste ano.

Quanto ao município de Mãe D’água o comentário que preparei, mas não postei naquela análise é que está será a primeira eleição sem presença de Antônio Tota. Devermos esperar como se dará o comportamentos das novas lideranças no município. Como não tenho contato com pessoas do município de Mãe D’água, o próprio Álvaro poderia contribuir com sua análise, visto que mesmo dever dispor de boa informações.
Em relação a Desterro agradeço a Álvaro que correção do nome do atual prefeito Didi, e não Wilson como postei.
Sobre a consulta popular, Álvaro diz que deu mais crédito aos comentários dos seus opositores. Na verdade apenas apresente os argumentos dos que não quiseram dar crédito aos números e reforcei que os comentários se davam, provavelmente, por os resultados não lhes serem favoráveis. O que se percebe é que Álvaro não aceita nem os comentários de que a eleição em Maturéia promete ser acirrada.
As provas de nossas divergência não faz com que eu considere os comentários de Álvaro Dantas inválidos. É uma visão que deve ser respeitada, considerada, principalmente por sua experiência de várias eleições e sua influência política.

Por fim, resta dizer que minhas divergências com Marco Aurélio se mantém nesse campo. Sou admirador seu e leitor assíduo do Blog do Marco.

7 Respostas to “Blog do Marco contesta o Blog do Alvaro”

  1. Eleitor said

    Só um cégo, cédo de paixão como está marco aurélio, pode achar que chico mané tem alguma chance de vitória em Maturéia. Acorda homem de deus!!! Abre os olhos!!! A derrota da oposição neste ano vai ser maior que a última!!!!!!!

  2. Anônimo said

    Nem é por que zé pereira venceu fácil nem é por que alvaro sabe fazer campanha, Chico mané serar derrotado por que o povo de matureia sabe que ele não tem nada na cabeça para a cidade, só pra ele e para os seus chaleras. E também por que o povo sabe que a equipe de chico só tem vagabunda e a equipe de Daniel é preparada. Por isso todo mundo em matureia sabe que a derrota de chico vai ser por mais de 1000 votos.

  3. A verdade said

    Quando se fala em babão voçês acham ruim, falam que chico só tem vagabundo e a equipe de Daniel é preparada, como voçê pode chamar alguém de vagabundo quando temos 03 vereadores, e o melhor, Apriginho que Homem ele não é, Alvaro um certo dia, fez varias cristicas com ele. QUANDO VOÇÊS CHAMAM A EQUIPE DE CHICO DE VAGABUNDO ESTÃO CHAMANDO MAIS DE 85% DA POPULAÇÃO DE VAGABUNDO, MOTIVO ESTE É QUE TODOAS ESTÃO COM CHICO, VOÇÊS TEM O DINHEIRO(QUE É O DA PREFEITURA) NOS TEMOS A MASSA DA POPULAÇÃO MAIS CARENTE QUE QUER ACABAR COM ESTAS BANDAS PODRE QUE ESTAR EM MATUREIA.

  4. A verdadeira Verdade said

    Voc~es tão no mato sem cachorro. O candidato de vocês, o tal chicão, deu foi um prejuízo ao Município de mais de meio milhão de reais. E nem venha dizer que não foi porque ele já confessou. Quero ver se vcs vão ter coragem de passar nas inúmeras ruãos que não poderão ser calçadas porque chico deixou a Câmara Inadimplente junto ao INSS.

  5. Imparcial!!! said

    Não sou eleitor do município de Maturéia, mas, acho que o que está acontendo na política deste município, é uma espécie de manipulação virtual.
    O irmão do pré-candidato a prefeito pelo PMDB (Daniel Dantas), está tentando confundir o eleitor matureense com seus comentários maliciosos. Álvaro sabe da dificuldade que seu grupo político irá enfrentar nas próximas eleições municipais, por isso, tenta denigrir a imagem dos seus opositores com falsos comentário.
    Minha sugestão é que o povo de Maturéia não se deixem levar por falsos “profetas”!
    É tempo de mudança!!!

  6. Eleitor said

    Esse dito imparcial é tão imparcial que colou o mesmo comentário em todas as notas que fala de alvaro ou chico mané. Mas se ele acha que é mesmo mentira o prejuizo que chico deu, porque não vai no INSS tirar uma certidão? E mais, porque não pergunta ao proprio Chico, que confessou na rádio Teixeira FM, é só conferir o site, ele diz que fez porque não sabia que era errado…. tadinho.

  7. Imparcial!!! said

    Acho que Álvaro Dantas deveria assumir a culpa!
    O fato do próprio ter orientado de forma errônea o vereador “Chico Mané”, já diz que ÁLvaro Dantas tem a principal responsabilidade sobre o caso.
    O nobre vereador (hoje oposição ao governo municipal), simplismente seguiu as orientações de quem tinha a obrigação de orientá-lo de forma correta.
    Agora, Álvaro quer tirar proveito político da situação. O senhor Álvaro Dantas é um hipócrita, ao querer responsabilizar e jogar o povo de Maturéia contra o vereador “Chico Mané”.
    Acho que o próprio Álvaro deve se explicar, e responder ao meu comentário, já que jurou exercer sua profissão de forma ilibada.
    É uma pena que o veredor Chico, se desprovido de conhecimentos formais para “jogar com as mesmas regras de Álvaro”.
    Chico é uma pessoa de bem, não usa de leviandade para confundir o povo de Maturéia com mentiras.
    Álvaro, você deveria ser honesto ao utiizar de suas artimanhas políticas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: